Prefeitura de Belém é parceira do Festival de Música Amazônica pela valorização da cultura regional
Com a correalização da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), o Festival de Música Amazônica está oferecendo neste final de semana muita música e outras manifestações artísticas produzidas no Norte do Brasil. Os palcos estão montados no complexo turístico do Ver-o-Rio.
Desde sexta-feira, 20, até domingo, 22, a partir das 17h, diversos artistas da Amazônia mostram suas produções aos moradores da capital paraense, com artistas consagrados no cenário regional e também os que estão dando os primeiros passos na área cultural. Gaby Amarantos, Gang do Eletro, Nilson Chaves, Arraial do Pavulagem e vários outros artistas são atrações do festival neste final de semana. Uma programação voltada para todos os públicos: crianças, adultos, idosos, jovens e família.
“Quando a gente pensou nos artistas para estarem nesses palcos, a ideia foi dar um sentido de pluralidade, com foco nas pessoas da nossa região, na pluralidade cultural, de gênero e de raça e, essa unificação, faz com que a gente seja rico culturalmente”, explica uma das curadoras e produtora artística do evento, a cantora Raidol.
A primeira edição do Festival de Música Amazônica está sendo prestigiada por moradores de Belém e por quem vive em outras cidades do Pará, como é o caso da professora Érica do Carmo, da cidade de Portel, na ilha do Marajó. “Essa iniciativa além de valorizar os nossos artistas ainda possibilita a participação do público em massa, uma vez que a entrada é franca. Facilitar o acesso à nossa cultura e com esses artistas incríveis está sendo um ponto muito positivo do Festival”, destaca a professora.
A servidora pública paulista Mariana Paula, que está de férias em Belém, aproveitou para curtir o festival. “Esses artistas ainda não chegam muito no Sul e Sudeste do Brasil, que é de onde eu venho. Então, ter essa oportunidade de conhecê-los é maravilhoso. Iniciativas como essas são super importantes”.
O Festival de Música Amazônia iniciou na última quarta-feira, 18, e continua até este domingo, 22, no Ver-o-Rio, sempre a partir das 17h, e com entrada franca. A realização é da Produtora Som-Música, com a parceria da Prefeitura de Belém e Ministério da Cultura.